Grande evento cívico presencial à frente

Urna eletrônica

O próximo grande evento cívico de Trindade-GO será a eleição dos representantes dos poderes legislativo e executivo municipal.

O prefeito e os 17 vereadores serão determinados pelos votos válidos (não nulos e não brancos) registrados nas urnas no dia 15 de novembro. Não há diferença prática entre votos nulos e brancos; o que interessa são os votos válidos em algum candidato.

Na eleição municipal de 2020 em Trindade-GO, não haverá 2º turno. O motivo é que Trindade tem menos que 200 mil eleitores. Portanto, um candidato a prefeito pode ser eleito sem atingir a maioria (mais que 50%) dos votos válidos; basta que ele atinja a “maior minoria”. Ou seja, se ele por exemplo atingir apenas 30% dos votos válidos, será eleito desde que os demais candidatos obtenham menos de 30%. Neste caso, o prefeito eleito não teria obtido a confiança de ao menos 70% dos eleitores – inclusive os eleitores que votaram nulo/branco. O eleito não tem necessariamente a confiança da maioria dos eleitores. Essa é a regra da atual democracia brasileira.

Um ponto de atenção ao eleitor é que a cobertura jornalística dedica muito espaço à eleição para prefeito, mas negligencia a importantíssima eleição dos vereadores.

O que a maioria dos eleitores não sabe é que o eleitor pode votar num candidato a vereador e acabar elegendo outro. Na atual regra eleitoral brasileira, o voto para vereador vai primeiro para o partido, e só depois vai para o candidato. É o partido que recebe as vagas, e não o candidato.

Como se dá isso? De forma simplificada, suponhamos que os candidatos a vereador de um partido X obtenham juntos 25% dos votos. Aquele partido terá, então, direito a 25% das vagas na Câmara Municipal – em Trindade-GO, 4 vagas. Os vereadores eleitos por aquele partido serão, então, os 4 mais votados.

Se você tiver votado então no candidato que ficou em 9º lugar na lista do partido X, seu voto não pôde eleger seu candidato favorito, mas beneficiou o partido de seu candidato favorito – afinal, graças a seu voto, o partido elegeu 4 vereadores. Na prática, você teria votado no 9º colocado do partido X, mas acabou ajudando com o seu voto a eleger o 4º colocado. Será que você concorda com as ideias do 4º colocado, que você ajudou a eleger? Ele representa você?

Por isso, antes de escolher o candidato a vereador, é muito importante prestar atenção em qual partido ele está filiado. Lembre-se: o voto para vereador vai primeiro para o partido e, só depois, para o candidato. Não adianta votar para um candidato bom de um partido ruim, pois você corre sério risco de ajudar a eleger outro candidato, que é ruim. É mais vantajoso votar num candidato de um partido com ideias boas e sem envolvimento em escândalos de desvio de dinheiro dos impostos que você paga.

Verifique, então, quais são as ideias do partido primeiro. O que esse partido defende? É um partido com histórico de escândalos de corrupção em nível nacional? Consulte o nome do partido na internet e veja quais informações aparecem.

Não se esqueça também de consultar na internet o nome do candidato a vereador que escolher, para ver o que aparece. Informe-se, evitando, assim, ser enganado por um lobo em pele de cordeiro. Desejamos a você, eleitor, uma boa escolha consciente!

Compartilhe: