O Castelinho do Beco dos Aflitos é uma construção tombada pelo município onde funcionou a Biblioteca Pública Municipal Padre João Cardoso de Souza e onde agora está sediada a Casa da Cultura de Trindade.
Na Casa da Cultura, artistas e artesãos trindadenses não só expõem como também produzem suas obras de arte.
A entrada é franca. Alguns eventos da Casa da Cultura são divulgados nos perfis da instituição no Instagram e no Facebook.
Observações históricas
A rua curta e estreita em que se localiza o Castelinho liga a Praça da Prefeitura à Praça da Igreja Matriz. É popularmente conhecida como Beco dos Aflitos devido ao enorme fluxo de pessoas durante a Romaria do Divino Pai Eterno, quando fica lotada durante toda a festa.
Reza a lenda que uma pessoa estava atravessavando o Beco dos Aflitos em plena Romaria do Divino Pai Eterno, quando lá teve um infarto fulminante. Porém, devido à falta de espaço na rua lotada, ela permaneceu em pé sendo escorada e arremessada de uma pessoa para outra, e o corpo só caiu no chão quando acabou a Romaria. Um morto muito louco, de fato. 😂
Reconhecimento como patrimônio cultural
O atual Plano Diretor de Trindade (lei complementar municipal nº 8/2008, art. 202) confere ao Castelinho do Beco dos Aflitos o status de “Unidade Especial de Interesse Cultural”.
Fotos
Localização
Rua João Braz (Beco dos Aflitos), Setor Central, Trindade-GO.