Trindade-GO: Um pedaço do céu na Terra.
As características singulares de Trindade-GO a tornam um destino turístico diferenciado das demais regiões do restante do mundo.
Modalidades de turismo
Trindade é conhecida nacionalmente por seu impressionante complexo de igrejas e monumentos que atraem devotos da fé católica e apreciadores do patrimônio histórico e cultural nacional.
Menos divulgado nacionalmente, porém bem conhecido pelos habitantes das regiões vizinhas, há também o turismo de descanso e relaxamento na zona urbana e o turismo rural (nas chácaras, pesque-pagues e fazendas do município).
Turistas que passeiam a Trindade podem, ainda, usufruir de todas as modalidades de turismo em uma viagem só: hospedar-se em espaços de descanso e relaxamento próximos às igrejas e monumentos, participar de celebrações religiosas, conhecer a vida cultural dos habitantes locais, degustar os alimentos produzidos localmente e curtir as belezas do Cerrado na zona rural que circunda a cidade.
O turismo em Trindade é, assim, apto para proporcionar momentos memoráveis de confraternização familiar. É por isso que conhecer Trindade bem é conhecer Trindade em família.
Experiências únicas
Além dos maravilhosos pontos turísticos a serem visitados durante o ano todo, só Trindade tem:
- O maior desfile de carro de bois do planeta, bem como o maior desfile de cavaleiros e muladeiros;
- A maior galeria de arte do mundo a céu aberto, os painéis na Rodovia dos Romeiros;
- Espetáculo gratuito de encenação teatral bíblica a céu aberto com mais de 500 atores, a Grande Caminhada da Fé.
O atendimento ao turista é profissional e a cidade está preparada para receber bem o público.
Facilidade de acesso
O município faz parte da Região Metropolitana de Goiânia, estando situado a apenas 18Km da capital do Estado de Goiás. A proximidade com Goiânia proporciona diversas vantagens:
- Habitantes de Goiânia que buscam sossego e relaxamento em locais próximos tem à disposição as casas de temporada urbanas, os parques, as chácaras, as fazendas, os pesque-pagues e os córregos que o município de Trindade oferece.
- Trindade preserva suas agradáveis características de município de interior, mas a curta distância à capital torna muito fácil o acesso às conveniências que uma grande metrópole proporciona. Vários turistas aproveitam uma mesma viagem para desfrutar do interior (Trindade) e da capital (Goiânia).
- Para visitantes de outras partes do Brasil, Trindade é muito fácil de alcançar pela proximidade com o Aeroporto de Goiânia e a Rodoviária de Goiânia.
Quanto a viajantes que partem de Brasília de carro, a maior parte do trajeto a Trindade-GO é pela BR-060, rodovia totalmente duplicada e com uma das melhores qualidades de asfalto no Brasil, o que torna curta a duração da viagem, sem precisar correr: quem sai de Brasília-DF de carro ao nascer do sol chega a Trindade antes das 9h30.
Como surgiu a peregrinação a Trindade?
Como veremos, Trindade é uma terra com uma tradição histórica riquíssima, que sintetiza heranças culturais de vários povos de diversos continentes, o que a torna um patrimônio de toda a humanidade.
Nossa história de fato começa há milênios, muito antes de existir o país Brasil. Trindade se inicia numa história de intercâmbios culturais entre vários povos antigos da África, Ásia e Europa que se encontravam reunidos sob o imenso Império Romano.
O Império Romano se impôs no mundo antigo com a força de seu exército. Ao longo de séculos, conquistou vasto território que abrangia significativas parcelas da Europa, do norte da África, do Oriente Médio e da Ásia Menor.
Note que ao norte o Império Romano chegou a alcançar a Inglaterra, a oeste dominou as regiões de Espanha e Portugal, e ao sul incorporou quase todas as regiões em torno do Mar Mediterrâneo, inclusive o norte da África, o sul da Europa (especialmente as atuais Itália e Grécia), uma parte do Oriente Médio (onde está Israel) e a Ásia Menor (onde estão parte das atuais Turquia e Armênia).
Dentre as províncias que constituíam o Império Romano, estava no Oriente Médio a Judeia (que corresponde grosseiramente a Israel e países vizinhos). Nesta região se originaram as primeiras seitas cristãs, como variantes da religião judaica local. O cristianismo, se beneficiando da relativa paz e prosperidade conferidas pela unidade e poder do Império Romano, pôde aos poucos se disseminar como uma religião minoritária ao longo de toda a extensão do Império.
Até então, o cristianismo era uma seita crescente, porém marginal. O Império Romano era majoritariamente politeísta, adorando um grande panteão de divindades, como Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. A seita cristã, originada numa das áreas periferias do Império, detinha pouco prestígio entre a aristocracia romana.
A grande virada no prestígio dessa religião se deu no reinado do imperador Constantino I. O poderoso rei tomou a decisão pessoal de abandonar publicamente o culto politeísta romano e se converter ao cristianismo. Naqueles longínquos tempos, não havia a concepção de Estado laico; a religião do império era a religião do imperador. Por isso, se seguiu em ritmo acelerado a conversão de grandes massas de todo o Império Romano à nova religião de escolha do imperador.
Nenhuma substituição cultural de tal porte se dá, é claro, sem absorver e adaptar elementos da cultura que a precedeu. O cristianismo romano absorveu de forma oblíqua algumas características da religião anterior, por exemplo preservando datas comemorativas (o Solstício de Inverno do calendário romano se tornou o Natal) e, de forma camuflada, sua devoção aos antigos deuses por meio da devoção aos santos, cada santo com sua causa ou papel específico.
Neste contexto histórico, como surgiu a devoção à Trindade?
Nos primeiros quatro séculos do Cristianismo, havia várias comunidades cristãs espalhadas ao longo dos amplos domínios do Império Romano. Algumas dessas comunidades cristãs, representadas por teólogos Pais da Igreja tais como Tertuliano de Cartago (atual Tunísia, país do norte da África), Orígenes de Alexandria (no atual Egito, África), Papa Dionísio (bispo de Roma, atual Itália) e Gregório Taumaturgo, de Neocesareia (atual Niksar, Turquia, na Ásia) desenvolveram e refinaram a doutrina da Santíssima Trindade, ou Trinitarismo. A declaração de fé que essa doutrina estabelece para seus aderentes é a de que existe um único Deus, que se manifesta por três pessoas distintas: Pai (o Divino Pai Eterno, às vezes chamado Javé ou Jeová), Filho (Jesus) e Espírito Santo.
Em peças de arte sacra europeia, é usual representar o Pai como um ancião de cabelo e barba brancos, o Filho como um adulto com cabelo e barba castanhos, e o Espírito Santo como uma pomba branca que irradia luz (e por vezes é adotada para simbolizar a paz). O Espírito Santo, a propósito, é costumeiramente celebrado pelos católicos no Pentecostes.
A doutrina da Santíssima Trindade foi adotada como fundação teológica nos vários concílios (congressos) de participação internacional que fundaram a Igreja Católica, realizados na antiga região onde atualmente é Turquia, a começar pelo Concílio de Niceia (atual Iznik, Turquia), no ano de 325, com o patrocínio de Constantino I, o primeiro imperador de Roma a se converter ao cristianismo. O Credo (declaração de fé) de Niceia é precursor do atual Credo Católico, o qual verbaliza alguns dos principais dogmas dessa religião:
Algumas cantigas católicas também retratam a crença na doutrina da Santíssima Trindade:
Na crença católica, a Trindade celeste (Pai, Filho e Espírito Santo) tem contraparte na Trindade terrena, chamada Sagrada Família (Jesus, Maria e José). A imagem a seguir representa a Santíssima Trindade e a Sagrada Família em comunhão. A figura comum às duas Trindades é o menino Jesus, o Filho.
Por simbolizar a santidade do papel da mulher na comunidade católica, Maria é muito celebrada nessa religião. Cabe recordar que catolicismo se solidificou pela progressiva conversão dos povos do Império Romano, que antes adotavam religiões politeístas. Para esses povos, Maria acabou sendo ao mesmo tempo a substituição e a continuidade cultural das imponentes figuras da deusa-mãe Afrodite (da antiga religião politeísta grega/helenística) e de Vênus (da antiga religião politeísta romana), desta vez adaptada a uma religião monoteísta. Maria, portanto, é um símbolo muito forte na religião católica herdada da antiga Roma.
Não se pode esquecer que o Império Romano também abrangia a região ibérica, atuais Portugal e Espanha. Portugal herdou a cultura e a religião católica do Império Romano. O Brasil, por sua vez, as herdou de Portugal.
Em séculos anteriores ao nosso, membros de povos católicos ibéricos atravessaram o Oceano Atlântico naqueles tempos difíceis para construir uma nova vida na América. Grupos de colonos vindos principalmente de Portugal deixaram seus familiares, amigos e comunidades e se arriscaram em busca de uma vida melhor nas terras tropicais brasileiras. Vários deles alcançaram o litoral do Sudeste, se estabeleceram no Brasil e nele tiveram seus filhos.
De geração em geração, esses brasileiros descendentes de portugueses se expandiram para o interior do atual Estado de São Paulo, em seguida para o oeste do atual Estado de Minas Gerais e finalmente para o Cerrado goiano. Assim surgiu e se disseminou a cultura caipira ou sertaneja que, com sua humildade interiorana, da zona rural, tem uma religiosidade que descende do catolicismo popular de eras antigas de Portugal.
(Diversos filhos da terra construíram carreira artística propagando por todo o Brasil a celebração da cultura sertaneja, que faz parte das raízes históricas de Trindade-GO. A seguir aparece uma foto do cantor Chrystian, da dupla sertaneja Chrystian e Ralf, quando criança, participando de uma peça de teatro na escola em que estudava no município de Trindade.)
No século XIX, o município de Trindade-GO ainda não existia. Toda aquela região de Cerrado, formada por fazendas e mata nativa, era conhecida como Barro Preto. Nem sequer havia igreja estabelecida na região. Mas estavam presentes algumas poucas famílias de camponeses caipiras, devotos do catolicismo popular. Dois desses camponeses eram o casal Constantino Xavier e Ana Rosa, oriundos de Minas Gerais e que adotaram Barro Preto como seu lar. Como veremos, esses dois lavradores mineiros, em sua simplicidade e devoção, acabaram sendo fundamentais na constituição de Trindade e da grande peregrinação que recebe de católicos de todo o Brasil. (O nome “Constantino”, curiosamente, era tanto do imperador romano decisivo na história do cristianismo quanto do camponês determinante na história de Trindade-GO.)
Em 1840, Constantino encontrou numa das margens do Córrego Barro Preto um pequeno medalhão feito de barro cozido. O medalhão retratava a cena religiosa da Santíssima Trindade coroando Santa Maria – uma união da Santíssima Trindade com os membros da Sagrada Família (ausente José).
Com a simplicidade característica da religiosidade caipira da região, Constantino e sua esposa Ana Rosa consideraram o artefato encontrado uma dádiva divina. Afinal, para Constantino, no meio do Barro Preto saiu uma obra sacra desenhada em barro. Então, Ana Rosa improvisou um altar em casa e a família passou a rezar todas as noites em frente ao medalhão, que simbolizava sua ligação com a fé que herdou de seus antepassados.
A notícia se espalhou entre seus vizinhos naquela região rural, que se juntaram a eles na reza diária frente ao artefato encontrado. O altar com medalhão ajudava a suprir as necessidades religiosas da população local, carente de espaço comunitário de devoção e também de assistência religiosa, por ter se assentado numa região rural esparsamente habitada no remoto sertão goiano do século XIX, de belíssima natureza (graças às maravilhas do Cerrado praticamente intocado), mas que ainda não estava no mapa.
Cabe notar que imagens similares à do medalhão encontrado pelo lavrador Constantino capturam e unificam a imaginação católica em todo o mundo. Como exemplo, a imagem a seguir é de uma pintura na madeira de uma igreja em Letca, na Romênia (Europa Oriental). Isso mostra a afinidade cultural e religiosa que brasileiros compartilham com povos tão distantes. Esta simbologia é, portanto, muito potente no mundo católico.
Constantino sentiu que o medalhão precisava de restauração. Partiu, então, para uma viagem de cerca de 150Km a cavalo, rumo ao arraial de Meia Ponte (atual Pirenópolis-GO), na esperança de encontrar o escultor de obras sacras Veiga Valle. Este, porém, em vez de restaurar o medalhão, optou por esculpir em madeira a imagem que nele estava representada. O resultado foi uma charmosa escultura de cerca de 30cm. A escultura, que também retrata a Santíssima Trindade coroando Santa Maria, é conhecida em algumas regiões do Brasil pelas quais passou como a Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno.
Constantino ficou muito satisfeito com a obra de arte, mas percebeu que o dinheiro de que dispunha era insuficiente para comprá-la. Repassou, então, seu próprio cavalo, e retornou para casa em posse da escultura, a pé, em viagem de cerca de 150Km. (Assim se iniciou a tradição de diversos romeiros de caminhar a pé a Trindade pela estrada. A rodovia GO-060, que liga Goiânia a Trindade em trajeto de 18Km, é popularmente conhecida como Rodovia dos Romeiros.)
O altar da casa de Constantino e Ana Rosa passou a expor a bela escultura. Ao longo do tempo, a notícia foi se disseminando pelas fazendas e vilarejos, histórias de graças e milagres foram se espalhando entre a população piedosa, e assim fiéis foram aparecendo em número cada vez maior. Eles vinham a pé, a cavalo ou de carro de boi, meios mais comuns de transporte naquela época. (No século XIX, ainda não existiam carros automotores, mas somente carros movidos a tração animal.) Assim surgiu a tradição de peregrinar em carros de boi ao longo do ano todo rumo ao altar da Santíssima Trindade. (Nos dias de hoje, o maior desfile de carros de boi do planeta ocorre em Trindade-GO durante a Romaria do Divino Pai Eterno.)
A casa de Constantino e Ana Rosa não tinha condições de receber aquele fluxo de romeiros. Foi então construída uma capela de folhas de buriti para expor o medalhão e melhor acomodar os fiéis. Ao longo dos anos, o fluxo de fiéis foi aumentando. Alguns deles se interessaram em se mudar para a região onde estavam a capela, o medalhão e a escultura, o que foi formando a população de um povoado cada vez maior.
Com a ocupação da região em consecutivas décadas, a capela de folhas de buriti foi substituída por uma capela maior e, ainda em seguida, por outra capela. As tradições religiosas da comunidade de Barro Preto, administradas por camponeses leigos devido à falta de sacerdotes na comunidade, finalmente foram assumidas de vez por clérigos da ordem religiosa internacional Congregação do Santíssimo Redentor, fundada em 1732 na Europa pelo italiano Santo Afonso de Ligório, ou Alfonso Maria de’ Liguori na sua língua mãe. (Este santo do catolicismo é homenageado no nome de alguns comércios, hotéis e instituições de ensino em Trindade.) A convite do padre austro-brasileiro Antão Jorge Hechensblarkner, que atendia no vilarejo vizinho Campininha das Flores (hoje Setor Campinas, bairro de Goiânia), padres redentoristas vieram da Alemanha em missões seguidas no fim do século XIX e no início do século XX para prestar atendimento religioso aos romeiros e à população local.
(A Congregação do Santíssimo Redentor é a mesma ordem religiosa católica que administra os serviços eclesiásticos de Aparecida do Norte – SP, outro grande polo de peregrinação católica no Brasil. Há intercâmbio frequente de sacerdotes entre Aparecida do Norte e Trindade. O próprio Padre Antão Jorge, pioneiro em Trindade, atuou como sacerdote em Aparecida, contribuiu na emancipação daquele município, e passou lá os últimos anos de sua vida. Padre Antão Jorge é, portanto, figura relevante na história de ambos os municípios de Trindade-GO e Aparecida do Norte – SP. Não é por acaso que os aspectos religiosos e históricos de Trindade e de Aparecida do Norte são tão conexos.)
Em uma dessas missões redentoristas da Alemanha para o Brasil, se estabeleceu no Barro Preto o músico e Padre Pelágio Sauter, que se notabilizou por prover conforto religioso aos enfermos.
Em 1912, sob a supervisão do Padre Antão Jorge, foi construída no Barro Preto a Igreja Matriz para abrigar a escultura da Santíssima Trindade / Divino Pai Eterno. Os bairros da “Trindade histórica” cresceram em torno desta igreja, que se tornou patrimônio histórico brasileiro reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano de seu centenário.
Com o ininterrupto crescimento do vilarejo da região de Barro Preto ao longo das primeiras décadas de peregrinação, a região conquistou sua emancipação política em 1920, sendo rebatizada município de Trindade, já que era o local em que os romeiros católicos viviam se dirigindo todos os anos para se encontrar com a Santíssima Trindade de sua devoção.
Na segunda metade do século XX, foi construída a popularmente denominada “Igreja Nova” ou “Santuário Novo” (em contraponto à “Igreja Velha”, “Santuário Velho” ou Igreja Matriz), que, no início do século XXI, foi rebatizada Santuário Basílica do Divino Pai Eterno ao obter oficialmente do Vaticano reconhecimento de sua vultosa importância sagrada em nível planetário.
Como vimos, Trindade tem uma tradição de crescente peregrinação desde o século XIX. Contudo, o turismo de massa era sazonal: a maior parte do movimento de fiéis se dava na época da maior Festa do município, a Romaria do Divino Pai Eterno. Essa Festa, que arrebatava multidões nas ruas da “Trindade histórica”, era bem conhecida pelos habitantes das regiões mais próximas, mas não tão conhecida nacionalmente. No restante do ano, o movimento de visitantes era relativamente baixo; sempre havia, por exemplo, a presença de uma boa quantidade de fiéis vindos da vizinha Goiânia nas missas do primeiro domingo de cada mês, porém a frequência de visitantes vindos de longe não era expressiva. Trindade ainda não era uma “marca” conhecida nacionalmente. Os setores de hospedagem e turismo eram então pouco relevantes à economia de Trindade, que tinha como maiores destaques seu robusto polo de confecções, as indústrias de bebidas, a produção rural agropecuária, e o salário trazido pelos que trabalhavam na vizinha Goiânia mas habitavam em Trindade, sendo cidade-dormitório a eles.
No início do século XXI, o jovem e empreendedor Padre Robson de Oliveira, filho de Trindade-GO, foi estudar Mestrado na Universidade do Vaticano. Lá, tomou conhecimento de como a administração central da Igreja Católica funcionava por dentro. Com a ambição de aumentar o prestígio de sua Diocese de origem perante os olhos da cúpula administrativa do Vaticano e, por decorrência, dos católicos de todo o mundo, decidiu investigar as exigências e etapas do processo burocrático interno do Vaticano para reconhecer oficialmente um templo como sendo de importância mundial. Assim, partindo à ação, em poucos anos Padre Robson trouxe à Trindade o reconhecimento da “Igreja Nova” (agora Santuário Basílica do Divino Pai Eterno) como um templo especialíssimo ao Vaticano e aos católicos de toda a Terra.
Padre Robson de Oliveira não parou por aí. A Rede Vida de televisão, emissora de televisão aberta de cobertura nacional, já transmitia então missas de Aparecida – SP aos fiéis do país de maior população católica do mundo, o Brasil. Esse imenso alcance midiático ampliou enormemente, ao longo dos anos, a popularidade de Aparecida como destino de peregrinação católica partindo de todas as regiões do Brasil. Querendo visibilidade similar à igreja que comandava em Trindade, utilizou os contatos dos padres redentoristas de Aparecida com a Rede Vida para também passar a transmitir a todo o país, por TV aberta, missas no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Outras emissoras, como TV Aparecida, TV Pai Eterno e PUC TV, se seguiram.
Com as ações ambiciosas do Padre Robson de Oliveira em sacramentar o status do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno perante o Vaticano, em transmitir de Trindade missas a todo o Brasil pelo sinal aberto de televisão, e em rodar o Brasil com a Imagem Peregrina da Santíssima Trindade, promovendo seu templo e sua AFIPE (Associação dos Filhos e Filhas do Pai Eterno), o turismo religioso a Trindade deu um salto espetacular. Romeiros passaram a se deslocar de todas as regiões do Brasil a Trindade ao longo do ano inteiro. Estabelecimentos de hospedagem pipocaram devido à enorme demanda que surgiu. Restaurantes e lojas de produtos a turistas foram inaugurados. A arrecadação anual das igrejas de Trindade atingiu valores sem precedentes. E o jovem Padre Robson ganhou prestígio junto a seu superior, o Bispo da Arquidiocese de Goiânia, sendo promovido ao cobiçado status de nº 2 da hierarquia da Igreja Católica na região, abaixo apenas do velho bispo. Tornou-se também influenciador extremamente poderoso na Política do município.
Uma igreja de construção mais recente é a Igreja do Santíssimo Redentor, popularmente alcunhada Igreja do Padre Pelágio, pois lá está depositada sua tumba. Padre Pelágio foi beatificado pelo Vaticano, e o processo de sua canonização está em andamento.
A próxima grande ambição de Padre Robson é inaugurar um novo templo de dimensões colossais, que atualmente está em construção, patrocinada por uma fração das arrecadações dos devotos. A área do complexo do futuro Santuário será de 120 mil m2, e sua praça elevada comportará 250 mil fiéis em simultâneo. A torre, de 110 metros de altura – mais alta que o edifício do Congresso Nacional, portanto –, abrigará 74 sinos, inclusive o maior sino de badalo do mundo, com 50 toneladas e mais de 4m de altura. Esse sino já está pronto; foi fabricado na Polônia – país de origem do antigo Papa João Paulo II – e só aguarda a conclusão da construção do novo Santuário para que Trindade ouça seu badalo.
O complexo de igrejas, monumentos e praças de Trindade-GO contém muito mais do que o comentado nesta resumida História. Há várias outras coisas a aproveitar! Além da arquitetura religiosa, Trindade tem muito mais a lhe oferecer:
- O meio ambiente é lindo, com a vegetação do Cerrado, os córregos, as flores, os pássaros, os parques e fazendas;
- A alimentação é deliciosa, havendo à sua disposição comidas, bebidas, doces, queijos e licores produzidos localmente;
- São disponibilizados locais de hospedagem perto de tudo e equipados para oferecer a você e sua família o merecido conforto, descanso e relaxamento;
- A economia é diversificada, com produção rural, artesanato, polo de confecções, indústrias de bebidas, faculdades, comércio varejista, e com a circulação de divisas por habitantes de Trindade que trabalham em Goiânia, logo ao lado;
- A cultura é fascinante, com eventos interessantes acontecendo quase todos os dias do ano, e um povo simpático e hospitaleiro.
Seja bem-vindo(a) à Trindade! Aguardamos você por aqui!